República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ORGANOGRAMA DE UM HOTEL 5 ESTRELAS.


Nunca um setor das indústrias de prestação de serviços teve um slogan tão importante e tão repetido como o da Indústria da Hotelaria: “ todos devem começar por baixo” por mais que seu treinamento e sua meta seja as posições do alto escalão e de prestígio, dentro da Indústria da Hotelaria Moderna, todos os funcionários devem ser polivalentes e ter habilidades em diversas áreas e estas precisam ser desenvolvidas, por isso, seu treinamento é tão completo e diversificado.

O organograma de um hotel cinco-estrelas é basicamente composto da seguinte forma:

GERÊNCIA-GERAL: Composta pelos cargos do Gerente Executivo, Gerente Operacional, Subgerente e Secretária Executiva da Gerência, eles formam o núcleo de comando central do hotel.


GERÊNCIA DE HOSPEDAGEM: São 17 funções ao todo. Entre elas, as de Gerente de Recepção, Consièrge e Supervisor do Departamento de Reservas e Atendentes.


RECREAÇÃO / RELAÇÕES SOCIAIS: Inclui as funções de Gerente Social, Supervisor de Lazer, Monitores e Recreadores, Recepcionistas, Porteiros e Mensageiros.


GOVERNANÇA: Reúne Camareiras, Costureiras e Lavadeiras, Passadeiras e Zeladores sob a coordenação de uma Camareira Chefe do andar ou ala do hotel ou resort, estas são subordinadas à Governanta-Executiva.


GERÊNCIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS: Responde pelo setor de alimentos e bebidas, banquetes e convenções e eventos em geral.


MANUTENÇÃO: Sob a supervisão de um Gerente de Manutenção, atuam Marceneiros, Encanadores, Eletricistas, Técnicos Eletrônicos, Pintores e Jardineiros.


GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS: Supervisiona os processos de recrutamento, treinamento, reciclagem e capacitação profissional e seleção. 


GERÊNCIA DE SISTEMAS: Conta com Analistas de Suporte e Técnicos em Informática.


GERÊNCIA DE SEGURANÇA: Guardas, Agentes de Segurança, Bombeiros e equipe de Guarda-vidas  trabalham no departamento.


GERÊNCIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA: O Gerente é responsável pelas contas e pelo faturamento em geral e pelo equilíbrio das contas e administração do orçamento do hotel.


CONTROLADORIA: Inclui Gerente de Compras, Contador e Caixas.


GERÊNCIA DE MARKETING: É formada pelo Gerente, Assistente de Marketing, Relações-Públicas e Assessor de Imprensa.

GERÊNCIA DE VENDAS: A equipe é formada pelo Gerente de Vendas, Supervisor e Promotor.

Entre outros profissionais destacam-se a figura do Guest Relations – cuidam da relação dos hóspedes com o hotel – Sommelier, Maître, Chefe de Cozinha, Cozinheiros, Steward, Garçons e Garçonetes, Mordomos das Suítes Executivas e Presidenciais, Massagistas, Esteticistas, Personal Trainers, Motoristas, Manobristas, Capitão Porteiro e todos os auxiliares e colaboradores de departamento e seus estagiários.


Depois de conhecer as funções, agora é dar prosseguimento em cursos de especialização, profissionalização e estágios na área. Os estágios enriquecem seu currículo e dão uma noção verdadeira e prática do dia-a-dia destes profissionais. Lembre-se sempre que quem trabalha com hotelaria tem que ter paixão por servir, gostar sinceramente de lidar com pessoas, ter sempre um sorriso verdadeiro no rosto, ser cortês e honesto e  fazer uso das regras básicas de educação. Aprender outros idiomas é fundamental, ser comunicativo e responsável, criterioso, pontual, discreto, atento as novas tendências do mercado, cuidar da aparência e estética condizente com a filosofia da empresa e função desempenhada, elegância natural ao lidar com os hóspedes, e uma última dica: tenha sempre em mente que, trabalhar na Indústria Hoteleira, é trabalhar para que os outros se divirtam – sem que isso pareça trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.