República Checa - Czech Republic.

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República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CÉSAR RITZ - PAI DA HOTELARIA MODERNA.

César Ritz
César Ritz, nascido no dia 23 de Fevereiro de 1850 é considerado o pai da hotelaria moderna, pois desde muito jovem ocupou todos os postos de trabalho possíveis em um hotel até chegar a ocupar o cargo de gerente em de um dos maiores hotéis de seu tempo.

Os serviços da área de hotelaria pelo mundo, cresceram, diversificaram-se e tornaram-se cada vez mais personalizados graças a sensibilidade de um homem visionário, determinado a fazer a diferença, e cativar seus hóspedes. Mas César Ritz sabia exatamente o que queria. Especializou-se em hóspedes da alta sociedade, e estes lhes eram fies por conta dos serviços associados, e se viam diante de uma postura profissional que lhe rendeu grande fama, aliando serviços de qualidade com precisão, confiança, sigilo, discrição e responsabilidade.

César Ritz é considerado o rei dos hoteleiros e o hoteleiro dos reis por ter dedicado sua vida a arte de receber bem. Criando serviços cada vez mais exclusivos e personalizados, melhorando toda a estrutura do mundo da hotelaria. Entre suas contribuições mais valiosas está a apresentação da figura do “somellier” e os primeiros “concierges” também surgiram nas recepções dos seus hotéis, introduziu o banheiro nas unidades habitacionais (UHs) criando as suítes e revolucionando a administração. Além de converter os hotéis decadentes nos melhores da Europa, o que lhe gerou o pseudônimo de “mago”.

César Ritz - Breve Biografia.

César Ritz nasceu em Niederwald, Suíça, em uma família de agricultores. Ele começou sua carreira no Le Splendide, um hotel em Paris e foi maître d'hôtel no Chez Voisin, um restaurante que fechou após a guerra franco-prussiana de 1870. Em 1878, tornou-se o gerente do Hotel Grand National em Lucerna, ocupando a mesma posição no Grand Hotel, em Mônaco até 1888.

César Ritz é o pioneiro no desenvolvimento de serviços da hotelaria de luxo, ele sabia como atrair clientes ricos e rapidamente ganhou uma reputação de bom gosto e elegância. Em 1888, ele abriu um restaurante com Auguste Escoffier em Baden-Baden, e em seguida ambos foram convidados por Richard D'Oyly Carte para se tornarem Gerente e Chef do primeiro Hotel Savoy, localizado em Londres. Posições que ocuparam de 1889 até 1897.

O Hotel Savoy sob o gerenciamento de Ritz foi um sucesso imediato, atraindo uma clientela distinta de endinheirados, encabeçada pelo príncipe de Gales. Em 1897, César Ritz e Auguste Escoffier foram demitidos do Savoy. Em 1898, César inaugurou o célebre Hotel Ritz na Place Vendôme, em Paris, França. Em seguida (1906) abriu o Hotel Ritz em Londres, que se tornou um dos pontos de encontro mais populares da época, para os ricos e famosos.

Em 1910 abriu em Madri, Espanha, mais um Hotel Ritz, este seria inspirado pelo desejo do Rei Afonso XIII de construir um hotel de luxo para revitalizar o centro da cidade. César Ritz desfrutou de uma longa parceria com Escoffier, o famoso chef francês e pai da moderna cozinha francesa. A parceria durou até quando Ritz teve de se aposentar em 1907 devido à deterioração de sua saúde. César Ritz morreu em Küssnacht, no dia 24 de Outubro de 1918, perto de Lucerna, na Suíça, aos 68 anos de idade. Ele foi enterrado na cidade de seu nascimento.

Contribuição de César Ritz e
August Escoffier para o mundo da hotelaria.


August Escofier
A importância de César Ritz está na criação de um novo conceito de hotel e por estabelecer um serviço completo e personalizado. Junto com a criatividade e ousadia de seu fiel amigo August Escoffier, liderando sua equipe de funcionários nos restaurantes, com disposição para agradar os paladares mais exigentes e sofisticados de sua época. Sempre com receitas criativas e ingredientes exclusivos e muito bem combinados. Refletindo o estilo e o padrão César Ritz de se hospedar, combinado com o padrão August Escoffier de comer bem.

É César Ritz quem fixa o mínimo necessário para uma unidade habitacional, desenvolve o conceito de quartos espaçosos, com decoração exímia (cortinas, tapetes, penteadeiras), generaliza a prática do banheiro em cada unidade, utiliza a iluminação indireta e substitui os papéis de parede por paredes pintadas, inicia a atenção dirigida ao cliente com o serviço de quarto, solicitações extras, serviços especiais, atenção dedicada ao total bem-estar dos hóspedes entre outros serviços, todos centralizados na recepção, fazendo deste setor, o coração e alma de um hotel.

É bem verdade que uma recepção não se faz sozinha, mas também é verdade que os outros serviços encontrados em um hotel, ficariam sem sentido se não tivessem a organização, determinação e empenho de uma boa equipe de profissionais na recepção.

Outra grande contribuição de César Ritz é na área da gastronomia. Ele transforma os antigos refeitórios em luxuosos restaurantes, comandados pelo chef Auguste Escoffier, e famosos pela coleção de vinhos, as mesas dos restaurantes são para poucas pessoas e o ambiente é altamente refinado.

A criação da diferenciação hierárquica para o pessoal de serviço por meio de uniformes também é de autoria de Ritz. Um Hotel Ritz é sinônimo de luxo onde qualquer hóspede pode ter certeza da qualidade do serviço que irá encontrar.

Por isso, a indústria do turismo, hospedagem e gastronomia vê em César Ritz um homem de grande poder de transformação, que explora todas as possibilidades, que gosta de ter seus hóspedes e clientes satisfeitos. Informação, dedicação, serviço de qualidade primorosa, uma decoração luxuosa em ambientes refinados e uma sensação acolhedora com sofisticação. Estes são os pilares de sustentação do padrão César Ritz na indústria do turismo e hotelaria. Exatamente por isso, seus concorrentes têm se esforçado para manter o mesmo nível ou tentar surpreender e conquistar seus hóspedes com a mesma dedicação com a qual César Ritz o faria.

Fachada externa Hotel Ritz de Paris - Place Vendôme.
Restaurante L´Espandon. Hotel Ritz de Paris.
Vista do lago do Grand Hotel National - Lucerna.
Suíte Grand Hotel National - Lucerna.

CONTEÚDO EXTRAÍDO DO "MANUAL  TÉCNICO  PARA  ÁREA  DE  TURISMO  E HOTELARIA" - Autor:  JEFFERSON COELHO  -  Março de 2010. -

6 comentários:

  1. Obrigado Ariel Yaari. Seja Muito Bem Vinda ao meu blog. Este espaço também é seu.

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  2. Parabens Valioso, continue sempre,
    muito agradecida,THG

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  3. Jefferson:só agora tive oportunidae de ler o blog e gostei muito da divulgação da história de Cesar Ritz, pois é conhecendo o passado que se faz o futuro. Por outro lado gosto muiot de viajar e aqui temos muitas dicas que favorecem o viajante. Gladis Dreizik

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    1. Olá Senhora Gladis Dreizik - Fico lisonjeado com seu comentário. Agradeço de coração. Seja sempre Muito Bem Vinda. Continue viajando bastante e nos conte tudo sobre cada cantinho desse mundo por onde a senhora passar. Cesar Ritz é sim o pai e o mago que transformou completamente a cara e os serviços prestados pela hotelaria mundo a fora. Seu legado é seguido e respeitado até hoje. É digno da admiração e reconhecimento de todos.
      Grande Abraço.
      Jefferson Coelho.

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  4. Nossa! Parabéns pelas informações postada em seu Blog, gostei muito, foi de grande valia para a minha pesquisa.Obrigada!!!

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