República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

domingo, 1 de maio de 2011

A CARREIRA EM HOTELARIA E TURISMO.


O Bacharel em Turismo e Hotelaria é o profissional responsável por administrar, trabalhar e prestar consultoria especializada para estabelecimentos turísticos tais como hotéis, hospedarias, pousadas, resorts, spas e restaurantes.
Cabe ao profissional de hotelaria dirigir e organizar tais estabelecimentos coordenando alimentação, acomodação, segurança, funcionários e também as opções de entretenimento dos hóspedes e clientes.
Caso o profissional tenha um perfil mais gerencial e de liderança pode atuar também negociando com fornecedores e autoridades locais para organizar e tirar um melhor proveito da atividade turística, organizando eventos, palestras e exposições.

O CURSO DE HOTELARIA E TURISMO.
O inicio do curso em hotelaria e turismo é bastante teórico, estudando principalmente os fundamentos de administração, contabilidade, marketing e também idiomas (principalmente inglês e espanhol). A partir do segundo ano o curso já começar a se encaminhar por um caminho mais prático, o curso de hotelaria também tem conteúdo na área de direito, gestão prática e fundamentos de hotelaria em si.
Entre os principais fundamentos de hotelaria estudados, temos: logística geral, rec
epção, gestão de alimentos e bebidas, cerimonial e eventos, manutenção física e recreação.
É altamente recomendável o aluno fazer um curso de idiomas extra para melhorar e aperfeiçoar a sua qualificação. Também é necessário ter noções ao menos básicas de inglês para se iniciar o curso de hotelaria e turismo.

GRADE BÁSICA DO CURSO DE HOTELARIA E TURISMO:
  • Contabilidade Básica.
  • Administração de Recursos Humanos.
  • Inglês.
  • Gestão Geral
  • Governança.
  • Fundamentos da Hotelaria e Hospedagem
  • Administração de Patrimônio.
  • Planejamento Logístico.
  • Psicologia Fundamental.
  • Fundamentos do Marketing.
PROFISSÃO DE HOTELARIA E TURISMO:


PONTOS POSITIVOS:
O Brasil, levando em conta seu tamanho e potencial turístico, ainda é um pais subexplorado no que diz respeito ao turismo. A cada mês, dezenas de novos hotéis estão sendo abertos por todo o território (principalmente nas praias do Nordeste e nas regiões frias do Sul) e a carência de profissionais especializados em hotelaria e turismo é muito grande. Há também uma grande procura por profissionais especializados na gestão e organização de grandes eventos tais como convenções, exposições e feiras, em especial feiras agropecuárias no interior do Brasil e ventos ligados a área de hotelaria em geral.

PONTOS NEGATIVOS:
O principal ponto negativo da carreira em hotelaria e turismo é a necessidade de dominar e ser fluente em idiomas. Dominar o Inglês é pré-requisito básico, primário e quase obrigatório, dominar o Espanhol é bem interessante e dominar uma terceira ou quarta língua pode fazer toda a diferença. Do ponto de vista pessoal, quem não tiver um perfil calmo, facilidade de adaptação e sociabilidade deve fugir da carreira de hotelaria, já que o contato humano direto é inevitável.

RESUMO DA FICHA TÉCNICA DO CURSO SUPERIOR DE TURISMO E HOTELARIA.
Graduação no curso de Hotelaria e Turismo:
Habilitação - Bacharel em Hotelaria e Turismo
Duração do Curso: 3 a 4 anos
Área: Ciências Humanas
Atributos do Profissional:
Criatividade, Dinamismo, Competência, Responsabilidade, Sociabilidade. O profissional da Área de Turismo e Hotelaria tem uma grande habilidade e uma facilidade impressionante de fazer os contatos corretos e saber a hora exata de agir – tendo autonomia para tomar as decisões – para resolver as mais diversas situações e imprevistos com um verdadeiro toque de mestre.
Salário Médio: R$ 2.019,00 – (valores referenciais ao mercado de trabalho brasileiro)


DICA PESSOAL:
Em relação a Hotelaria e Turismo em geral, tenho uma boa dica para todos voces: Trata-se do portal oficial do Ministério do Turismo, (link abaixo). Nele, podemos encontrar boas dicas de roteiros, notícias sobre o que está acontecendo na Indústria do Turismo no Brasil e também informações sobre alguns eventos, se você gosta do assunto vale a pena dar uma olhada.
http://www.turismo.gov.br/turismo/home.html

Um outra dica que gostaria de dividir é: Estejam sempre atualizados, informem-se sobre tudo que está acontecendo no mundo, tenha acesso e faça com que sua equipe esteja sempre por dentro das novidades e notícias sobre o que acontece no mundo, afinal, ter contato com clientes e hóspedes de várias nacionalidades e culturas diferentes é inevitável, e para que o atendimento e tratamento estejam de acordo com o perfil da empresa, perfil da equipe e a altura dos hóspedes, se faz necessário ter conhecimento das mais diversas visões de mundo, compreendê-las, aceitá-las e respeitá-las como se fossem seu próprio ponto de vista. Isso ajuda e faz diferença na hora de atender, receber, acolher, hospedar e fidelizar seu cliente/hóspede.

Por fim, se você ocupa cargos de chefia, é importante manter sua equipe sempre motivada e pronta para prestar o melhor atendimento em qualquer situação e resolver os problemas que vão do óbvio ao mais imprevisto e inusitado, com eficiência, rapidez, segurança e tendo em mente sempre a satisfação do hóspede.

Um comentário:

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.