República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO!


Bem, hoje meu blog está fazendo um ano de vida. Depois de algumas postagens, consigo ver como, e quanto tempo se passou desde aquela tarde onde a idéia foi lançada depois de uma conversa com uma amiga, (Elizete Ribeiro, de Joinville, SC). Surgiu a idéia de ao invés de colocar um “site” oficial no ar, dar início a um blog, e com isso, não ter a despesas de administração, atualização, postagem de conteúdo e tudo mais...

Eu fui ousado a ponto de sugerir isso, em uma conferencia com a Diretoria e Chefia Internacional, e falar sobre a possibilidade da nossa equipe de Destination Managers colocar no ar, uma coisa mais simples, mais direta, coma nossa cara e deixando em evidência nossa personalidade, com conteúdo mais simplificado, direto e sem perder qualidade de informação e ainda prestar um serviço a todos aqueles que se interessam de verdade pelo mundo fascinante da indústria do turismo e hotelaria (em âmbito nacional e internacional).

Essa idéia/possibilidade foi imediatamente aprovada, visto que os custos de manutenção são incrivelmente baixos – ou inexistentes – e a produção de conteúdo, escolha, filtragem e edição de fotos, edição de texto e de todo o conteúdo seriam única e exclusivamente de responsabilidade dos membros da equipe que desejassem ter um blog como canal extra de comunicação com o mundo.

Escrever nunca foi um problema prá mim, aliás, ficar sem ter como me expressar, isso sim, é uma coisa que me incomoda profundamente. A escolha do nome do blog foi uma dúvida inicial que me pegou desprevenido, - confesso -... Mas uma vez que coloquei tudo em ordem, o resto aconteceu de forma mais tranquila. O conteúdo é escolhido de acordo com meu critério e eu mesmo faço tudo pessoalmente e isso dá um orgulho danado!

A internet é uma arma poderosíssima nos dias atuais. Muito já foi dito ou feito e muito mais ainda está por vir. Basta dar uma olhada em volta. A própria indústria do turismo já não é a mesma, os viajantes não são os mesmos, o mundo não é o mesmo e como estamos sempre em mutação, nossa necessidade de informação é cada vez maior, e sendo assim, me pergunto: Prá quê perder tempo? As redes sociais tem mostrado sua força e graças a elas muito conteúdo tem sido divulgado instantaneamente na rede e milhões de pessoas tem acesso imediato a tudo que foi publicado, dito, escrito, editado, gravado, comentado,... E as pessoas estão atingindo um grau cada vez mais alto de interação entre os membros participantes das redes sociais (reais e/ou virtuais.)

Estamos vivendo a era moderna dos antigos e saudosos “clubinhos” de literatura, de dança, de fotografia, de novela, de tricô e crochê, de culinária, de esportes, de vida selvagem, de ciência, tecnologia, astronomia, moda, costumes, geografia, história, economia, artesanato, sociologia, reality shows, enfim..... A variedade de opções e assuntos é inesgotável. Tudo mudou e a informação em seu estado nu, cru e muitas vezes bruto, está pipocando em todos os lugares a todo instante. Enquanto você, caro leitor lê esta postagem, - comemorativa e reflexiva - de um ano do meu blog, milhões de pessoas já postaram novo conteúdo, fizeram novos contatos, novos amigos, milhões de e-mails foram enviados, recebidos, respondidos, conteúdos anexados, negócios sendo fechados, entrevistas e conferencias realizadas, matérias e notícias foram divulgadas e tudo isso aconteceu com uma velocidade impressionante e nem nos demos conta disso, de tão natural que isso se tornou.

Só precisamos entender o quão dependentes somos destas ferramentas nos dias de hoje. Eu mesmo, não consigo ficar longe das teclas do meu lap top sem criar conteúdo, sem trabalhar, sem conseguir gerar/produzir e repassar informação, interagir, sem ao menos me dar conta de que estamos vivendo uma revolução silenciosa, as vezes nem tão silenciosa assim, pois o silêncio das madrugadas no meu apartamento só é quebrado pelo barulho nervoso e ansioso dos meus dedos escrevendo freneticamente no meu teclado, pensando em quantas pessoas vão de fato ler isso, quantas encontrarão informação relevante diante daquilo que escrevi. Por isso mesmo, pensando em todos voces, sempre me cobro: “Será que está bom?” ou ainda: “Onde posso melhorar?”... E as dúvidas não terminaram por aí, tem ainda a parte da escolha das fotos e imagens que melhor representam o assunto de cada postagem, pois nos dias de hoje, a máxima nunca foi tão verdadeira: “IMAGEM É TUDO”.

Vivemos em uma sociedade em que até as relações humanas são vividas na velocidade e duração de um vídeo clipe, tudo é tão intenso, mas ao mesmo tempo é muito leve, sutil, rápido, as vezes frágil, com imagens que ao primeiro contato, não parecem ter muita conexão entre si, mas são cheias de significado ao passo que vemos e revemos a mesma coisa várias vezes, Algumas dessas cenas chegam a ser quase frívolas, descartáveis, supérfluas... Mas se prestássemos um pouco mais de atenção veremos que se as imagens não nos atrai, nem nos damos o trabalho de prestar a devida atenção ao que as linhas querem nos dizer, e é aí que muita coisa bacana se perde. Mas isso é assunto para uma próxima vez ou para outro blog com uma temática mais profunda.

Esta postagem é apenas para expressar os meus mais sinceros agradecimentos por tudo que vi, vivi e senti diante de tudo e todos que visitam meu blog, deixam seus comentários e os e-mails carinhosos e solícitos que recebo todos os dias vindos dos mais diferentes lugares, contando as mais diferentes histórias, e sendo assim, são muito importantes para mim, -mesmo que não tenham imagens, eu sei que estão cheios de carinho-.

Para concluir, a imagem que tenho de tudo isso e de todos aqueles que passam por nossa vida, é um grande mural de cores, sabores, aromas, culturas, pessoas com rostos familiares e outros muitos nem tão familiares assim, mas sempre com um tom amigável diante do novo, do inesperado, do mundo que temos debaixo dos nossos pés e diante dos nossos olhos, pronto para ser descoberto e viajado.
Agradeço de coração a todos voces!
Muito Obrigado.

E já aproveito o gancho para deixar registrado que:
MUITOS ANOS AINDA VIRÃO!!!
ESPERO CONTAR COM TODOS VOCES DURATE MUITO, MUITO, MUITO TEMPO.

GRANDE ABRAÇO.
Jefferson Coelho.
29 de Julho de 2011.

4 comentários:

  1. Excelente texto!!!!!Parabéns e parabéns pelo aniversário!Bjs na alma.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Jefferson Coelho, como estou feliz em ver este blog fazendo seu primeiro aniversário e que ele seria um sucesso isso nunca tive duvida, pois está sendo moderado por uma pessoa que sabe do que está falando e faz seu trabalho muito bem feito.
    Você merece todos os méritos pois uma idea não daria certo se o profissional envolvido não fosse competente e ousado acabaria sendo apenas uma idea você faz a diferença.
    Parabéns meu amigo que muitos e muitos anos sejam comemorados.
    Te desejo todo sucesso do mundo.
    Sua sempre amiga Eliz

    ResponderExcluir
  3. Aeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
    Parabensssssssssss atrasado, ehhehee
    So vi hoje, mas não podia deixar de parabenizar ne?
    Vamos comemorar em qual parte do mundo?
    hahahahha

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos. Agradeço de coração. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.