República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Recife.

Placa de Indicação e Localização do MAMAM.
Outra dica bacana que quero compartilhar aqui no bolg, é que Recife tem espaços e salas de exposições com excelente nível de organização e padrão para sediar grandes mostras culturais – nacionais e internacionais –

Visitei o MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – e prestigiei a 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. Com trabalhos incríveis e que remontam todo o cenário cultural de Pernambuco, com um olhar voltado para o futuro, absorvendo e disseminando cultura a todos os visitantes. O Espaço de cultura MAMAM tem uma história fascinante, vale muito a pena fazer uma visita guiada, participar das oficinas de arte, conhecer o ambiente e suas salas amplas e confortáveis, climatizadas, com iluminação especial e uma equipe preparada para receber eventos, mostras, feiras e exposições dos mais variados temas. Recomendo a todos os turistas que em sua passagem pela minha cidade, conheçam por completo o Circuito do Recife Cultural, (entre outras atrações estão o Forte das Cinco Pontas, Parque de Esculturas e Oficina Francisco Brenannd, Teatro Santa Isabel, Casa da Cultura, Mercado São José, Recife Antigo, Torre Malakoff e o observatório no topo da torre – lá de cima, conseguimos ter uma visão privilegiada do Porto do Recife e os telhados dos casarões do Recife Antigo, Sinagoga Kahal Zur Israel, Rua do Bom Jesus, Museu do Homem do Nordeste, e as igrejas históricas espalhadas pela cidade.)

Saiba um pouco mais sobre o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães.
Dados do Site:
http://www.mamam.art.br  

O MAMAM foi, da sua criação até junho de 2001, um equipamento pertencente à Fundação de Cultura Cidade do Recife, órgão da então Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura do Recife. A partir de julho de 2001, com o desmembramento das pastas de Cultura e Turismo, passa a ser vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife. Desde então, teve cinco diretores: Marcus de Lontra Costa, Marco Pólo Guimarães, Moacir dos Anjos, Cristiana Tejo e, atualmente, Beth da Matta.

Tendo como objetivo se tornar um centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais, o MAMAM, por meio da divulgação, registro e reflexão sobre a arte do presente e suas referências históricas, tem contribuído para a formação cultural do público e para o adensamento do meio institucional e artístico do Recife.

Ao longo de seus primeiros anos de existência, o MAMAM realizou exposições com artistas de diversas procedências e orientações artísticas, permitindo ao público o contato com a diversidade rica que define a produção moderna e contemporânea. Entre muitas outras, destacam-se as mostras de Goya, Picasso, Gilvan Samico, Joseph Beuys, Jean-Michel Basquiat, Miguel Rio Branco, Auguste Rodin, Vik Muniz, Cildo Meireles, Guita Charifker, Antonio Dias, Espelho Cego (Coleção Marcantonio Vilaça), Arthur Barrio, Nelson Leirner, Ernesto Neto, Rivane Neuesnchwander, Dora Longo Bahia, Marcelo Silveira, Jarbas Lopes, Detanico & Lain, Martin Sastre e Fluxus. Importantes obras de seu acervo também têm sido mostradas com freqüência ao público, destacando-se o conjunto de telas de Vicente do Rego Monteiro e a série “Cenas da Vida Brasileira”, de autoria de João Câmara.

O centenário prédio que abriga o Museu foi inicialmente o Clube Internacional do Recife. A partir da década de 1930 e até o final da década de 1960, foi sede da Prefeitura do Recife. Sua transformação em espaço de arte ocorreu apenas em 1982, quando foi criada a Galeria Metropolitana Aloisio Magalhães. O casarão foi reformado e em 1997 passou a ser Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães.

Mais fotos:
(Clique para vê-las em tamanho maior)

Fachada do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. Recife.
Hall de entrada do 47º Salão de
Artes Plásticas de Pernambuco.- MAMAM -
Uma homenagem - muito justa - ao artista Jairo Arcoverde.
Sala com obras do artista Fabio Okamoto.
Painél e esculturas de Francisco Brennand no pátio interno do MAMAM.
Agradecimento a inciciativa do Prefeito da Cidade do Recife - Jarbas Vasconcelos. -
Exposição e Exibição de vídeos sobre personalidades pernambucanas com participação relevante para disseminação da cultura em nosso estado.
47º Salão de Artes Plásicas de Pernambuco. - MAMAM -  
Fragmentos da Exposição do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco - MAMAM -

Mais uma sala de Exposições.
47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. - MAMAM -

Idéia criativa,  fotos em exposição com placas de sinalização nas entradas
das cidades do Estado de Pernambuco.

Espaço do segundo andar do MAMAM -
47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco.

Um comentário:

  1. Excelente material... parabéns. Gostaria de convidar para o VELÓRIO POÉTICO. O evento, em sua 10ª edição, receberá o seu público no Pátio Interno do MAMAM. Acesso gratuito. Acesse o link: http://veloriopoetico.wixsite.com/veloriopoetico2016

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.