República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

quarta-feira, 14 de março de 2012

CONHEÇA MAIS SOBRE VARSÓVIA – POLÔNIA.

Bandeira da Polônia.
Junto com Kiev na Ucrânia, Moscow na Rússia, Praga na República Checa, Budapeste na Hungria, uma outra cidade que merece destaque pela infraestutura hoteleira, gastronia reinada, serviços turísticos de primeira categoria, paisagens deslumbrantes e um lado cultural bastante desenvolvido e valorizado, Varsóvia na Polônia tem conseguido ocupar um lugar de destaque em números de turistas e visitantes internacionais.

Com localização privilegiada e estratégica, Varsóvia está localizada no centro-leste da Polônia a cerca de 300 km dos Montes Cárpatos, cerca de 260 km do mar Báltico e 523 km a leste de Berlim, Alemanha. A cidade é cortada pelo Rio Vístula, o que lhe confere um charme extra. Varsóvia está localizada no coração da planície Mazoviana, com altitude média de 100 metros acima do nível do mar, embora existam alguns montes (principalmente artificiais), localizado dentro dos limites da cidade.

Como já foi dito antes, em outras postagens, o planejamento de uma viagem se faz necessário em qualquer ocasião e para qualquer destino, portanto, na hora de arrumar as malas, tenha em mente que o clima de Varsóvia é continental úmido, com invernos relativamente frios e verões suaves, então fique de olho na época do ano que acontecerá sua viagem, para não acontecer de levar na mala ítens desnecessários. A temperatura média é de -3°C em janeiro e 19°C em Julho, mas as temperaturas podem chegar muitas vezes a 30°C no verão. Costuma chover bastante também em Varsóvia, a precipitação anual média é de 548 milímetros e o mês mais chuvoso é Julho. A primavera e o outono são geralmente estações que garantem belas fotos e clima agadável/ameno.

A tradição das linhas arquitetônicas em Varsóvia estão evidentes nos casõres e palácios e momumentos da cidade. As origens de Varsóvia remontam à Idade Média e por isso a cidade Velha ou Stare Miasto possue uma rede de barreiras e muralhas (reconstruídas meticulosamente) que é da Idade Média e da época do Renascimento- um espetáculo a parte -. Mas o crescimento da cidade inicia-se verdadeiramente no século XIV, nos arredores do Castelo dos Duques de Masóvia, sendo mais tarde promovida a capital do reino nos finais do século XVI, após o incêndio de Cracóvia. Foi ocupada pelos Suecos e pelos Russos diversas vezes e fez parte do Império Francês de Napoleão Bonaparte como capital do grão-ducado de Varsóvia.

Um pouco mais sobre a história da cidade:

Em 1939, Varsóvia reunia 1 290 000 habitantes, dos quais 35% eram judeus. Destes, em 1940, os alemães trancafiaram 450 mil num gueto murado, onde permaneciam até serem enviados para os campos de concentração. Os sobreviventes do referido gueto foram transferidos e este foi arrasado após a revolta judaica de 1943. No Verão que se seguiu, a cidade foi alvo de destruição sistemática, após uma revolta chefiada pela Resistência Polonesa, quando o Exército Vermelho se encontrava às portas da cidade. Posteriormente, e após uma luta com os alemães, que durou 63 dias, estes foram derrotados, embora com muitas vítimas polacas (a maior parte daqueles que ficaram na cidade). Quando Varsóvia foi libertada pelo Exército Vermelho, dois em cada três dos habitantes que nela viviam antes da guerra ou tinham morrido ou tinham sido deportados. A sua reconstrução procedeu-se no entanto de forma lenta e minuciosa , com ajuda vinda de outros países. O lado tradicional e cultural judáico de Varsóvia é incrível e fascinante, uma verdadeira aula de história é contada em cada tijolo que foi recolado no lugar.

A capital possui muitas igrejas entre as quais podemos destacar a Catedral de S. João, construída do século XIV em estilo gótico; a Igreja de Santa Cruz, reconstruída no século XVI; os Monumentos dedicados às figuras ilustres de Segismundo III Vasa, Nicolau Copérnico, ao poeta Adam Mickiewicz, aos heróis do gueto de Varsóvia e aos da Resistência polonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Merecem também destaque especial o moderno Palácio da Cultura e Ciência; o Paço Real, que foi reaberto nos anos 80; os palácios das famílias nobres Radziwill e Potocki; os conventos e a Residência Real de Verão, construída em 1680, para o soberano polaco Estanislau II (último rei da Polônia) e que se situa no Parque Łazienki. A sul da Praça do Mercado ficam a Torre Barbacana e as ruínas do forte medieval.

O Centro Histórico de Varsóvia foi inscrito pela UNESCO em 1980 na lista do Patrimônio Mundial. Não tem como passar pela cidade e não deixar registrado em fotos toda a preciosidade de suas ruas, praças, parques e monumentos. Varsóvia é uma cidade que apesar das feridas causadas pela Segunda Guerra Mundial, costuma tratar muito bem seus visitantes e turistas. Os Poloneses costumam ser m povo cortês, educado, ávido por novidades, forte, hospitaleiro e sobretudo guerreiros nacionalistas que estampam o orgulho por fazer de Varsóvia uma cidade fiel a suas raízes, sem descuidar do olhar focado no futuro e com as portas abertas para que a indústira do turismo se fortaleça e traga cada vez mais visitantes.

Confiram algumas fotos de Varsóvia:
(Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.)


Palácio de Ciência e Cultura de Varsóvia.
Palácio Real de Varsóvia.
Vista dos telhados e casarões de Varsóvia.
Centro da Cidade Varsóvia.
Zlote Tarasy - Terraços Dourados - Centro Comercial de Varsóvia.
Outono no Lazienki Park.
Inverno no Lazienki Park.
Casarões da parte velha da Cidade de Varsóvia.
Anoitecer na parte velha da Cidade de Varsóvia.
Túmulo do Soldado Desconhecido. - Varsóvia -
Cemitério Powazki.
Estátua de um anjo em um túmulo no Cemitério Powazki.
Prédio da conceituada Universidade de Varsóvia.
Belíssima Igreja de Santa Anna em Kracovia. - Polônia. -
O rico e detalhado interior da Ingreja de Santa Anna em Kracovia -
O teto da Igreja de Santa Anna - Kracovia - Polônia.
A forte presença da cultura judáica se mostra sempre presente mas ruas,
nas contstruções e monumentos da Cidade de Varsóvia.
Monumento do Gueto Judáico. 

A cidade de Varsóvia está preparada para receber muito bem os turistas vindos de todas as partes do mundo e conta com uma rede hoteleira capaz de oferecer serviços de primeiríssima categoria e conta com uma excelente infraestrutura, capaz de satisfazer as necessidades e as expectativas de turistas exigentes. Para quem gosta de viajar com conforto, seguem aqui algumas dicas de Hospedagem de Luxo em Varsóvia:



Polonia Palace Hotel .****
http://www.poloniapalace.com




Mamaison Le Regina Hotel. *****
http://www.mamaison.com/warsaw-leregina-hotel.html



Sheraton Warsaw Hotel.*****
http://www.sheraton.pl





Le Meridien Bristol Warsaw.*****
http://www.lemeridien.pl

Um comentário:

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.