República Checa - Czech Republic.

República Checa - Czech Republic.
República Checa - Praga sob a neve. / Czech Republic - Prague under snow. / République Tchèque - Prague sous la neige.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Paisagem branquinha e férias com neve.

Paisagem branquinha e férias com neve.
 
Mais uma vez eu vou atender a uma solicitação de um dos leitores do meu blog em uma conversa informal via Skype, comentamos sobre as mudanças do clima em nossa cidade, e como sempre nos queixando do calor absurdo destes últimos dias. A conversa seguiu com nossas lembranças e da saudade que sentimos dos destinos que visitamos onde a temperatura alcançava índices negativos. A conversa se estendeu por bastante tempo até o momento que eu recebi a proposta de escrever sobre os destinos onde a prática de esqui é a o ponto principal e a característica mais marcante.

Assim que recebi a proposta, resolvi por as mãos a obra na produção do texto e pesquisa de informações e fotos que ilustrem toda a beleza das paisagens frias.  Só para contrastar com o cenário luminoso, radiante, ensolarado com temperaturas áridas com as quais estamos acostumados. 

Para viajar para destinos onde as temperaturas são negativas, além de roupas pesadas é preciso ter consciência que o frio pode ser realmente muito bonito, mas não deixa de ser perigoso. A prática de esportes de inverno é bem popular em países que possuem estações bem definidas e com precipitação de neve que proporcione a prática segura dos esportes em questão. 

Uma vez que a decisão de viajar para ver e se divertir em paisagens cobertas pela neve tenha sido tomada, agora é só decidir o país. Sabemos que o hemisfério norte tem temperaturas e esquema de estações inverso quando comparado ao hemisfério sul.  Dentre tantas opções resolvi optar, pelo menos nesta primeira postagem sobre o tem, por um dos paises mais populares na preferência dos brasileiros. Vamos conhecer 10 destinos que ficam ainda mais encantadores cobertos pela neve nos Estados Unidos.

1º) Jackson Hole, Wyoming.
Jackson Hole, Wyoming.
Tem a melhor montanha para esquiar da América do Norte. Jackson Hole ganha pontos extras por ter tido uma boa neve ano passado, quando muitos lugares passaram sufoco, além de ter a pista de esqui mais famosa do mundo, a Corbet’s Couloir. O resort oferece ainda o festival de música The Tram, que gera US$ 30 milhões por edição.

2º) Alta e Snowbird, Utah.

Montanhas de Snowbird.
Os dois são ranqueados juntos porque as montanhas se fundem. A única diferença é que Alta não permite snowboard. Os locais têm mais dias de neve do que qualquer lugar fora do Alasca, com média anual de 15 metros. Não perca o Snowbird’s Cliff Lodge, um prédio moderno do arquiteto Paul Rudolph, que mistura pedra e vidro.

3º) Telluride, Colorado.
Telluride, Colorado.
O resort de Telluride melhora a cada ano. A comida é uma das riquezas do lugar: não deixe de ir ao restaurante La Marmotte. Além disso, o lugar oferece os melhores banheiros das montanhas americanas.

4º) Vail, Colorado.
Vail, Colorado.
 Além de ter o melhor terreno do Colorado, o Vail subiu no ranking graças às suas melhorias tecnológicas. O teleférico, que era lento e demorado, foi trocado por um mais moderno e rápido.

5º) Park City, Deer Valley e The Canyonn, Utah.
Park City, Utah.
São resorts separados, mas a menos de dez minutos de distância. Park City fica perto da cidade e tem ótimas pistas. Deer Valley é o mais caro e chique dos três e tem excelentes restaurantes. The Canyons é o mais alto e tem o melhor teleférico.

6º) Squaw Valley/Alpine Meadows, Califórnia.
Alpine Meadows, Califórnia.
 Sim amiguinhos, o ensolarado Estado da Califórnia também possui um reduto coberto de neve e conta com excelente infraestrutura para prática de esportes radicais em superfície branca e gelada. No ano passado, a região dos dois resorts teve um recorde de neve que chegou a 18 metros. O complexo Squaw/Alpine teve um investimento de US$ 50 milhões durante cinco anos, para a construção de restaurantes, bares e tudo que um bom resort precisa. Curiosidade: Squaw Valley abrigou a Olimpíada de Inverno de 1960.

7º) Brighton/Solitude, Utah.
Brighton, Utah.
Estas montanhas lado a lado são versões light de Alta/Snowbird. Não tão verticais, compõem o cume norte do Big Cottonwood Canyon e têm neve em abundância. Há vários pontos, especialmente no Solitude, com nível difícil. E a melhor parte sobre estas duas montanhas: geralmente estão vazias.

8º) Big Sky, Montana.
Big Sky, Montana.
Big Sky tem um terreno grande, mas com alguns pontos sem acessibilidade. É um lugar sempre frio e bom para esquiar, embora tenha uma vila de base fraca. Mas a seu foco for a diersão na neve, esta ainda assim, é uma excelente dica.

9º) Wolf Creek, Colorado.
Mapa geral de Wolf Creek.

Se esse resort a sudeste do Colorado tivesse mais pontos íngremes seria um dos melhores do mundo. Ainda sim, é um bom lugar e tem a melhor neve do estado. Na base, não perca o prato “green chilli”, feito com pimentões verdes locais. 

10. A-Basin, Colorado.
A-Basin, Colorado.
É o local onde os esquiadores do Colorado se reúnem para praticar o esqui legítimo, já que snowboarders não são permitidos. Se quiser comer, fique atento: os churrascos no estacionamento servem mais proteína do que os restaurantes na montanha.

Há muitas estações de prática de esportes de inverno espalhadas por toda América do Norte, com destaque especial para o Norte dos Estados Unidos e Canadá. Também há estações de excelente nível espalhadas por todo continente Europeu. Na América do Sul, o destaque fica por conta da Argentina e do Chile.

Antes do embarque, faça uma pesquisa criteriosa na internet e tire suas dúvidas com seu agente de viagens e amigos que optaram por um circuito de viagens por destinos cobertos de neve.

Depois de tudo isso, sua missão será arrumar as malas e ficar sempre bem agasalhado. Curtir um visual charmoso, todo branquinho, fondue de chocolate com frutas ou queijos sofisticados e pães exóticos, ambientes aquecidos por lareira, chocolate quente,  vinhos e toda a elegância que o turismo de inverno pode proporcionar é uma experiência que vale muito a pena. Aproveitem as dicas e divirtam-se!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.